Sintomas que indicam que suas unhas não estão saudáveis

O que muitas pessoas não sabem é que as unhas tem como avisar como está a saúde do seu organismo, existem sintomas que indicam que as unhas não estão saudáveis. As unhas podem alertar que existem possíveis probleminhas que você corre o risco de desenvolver.

Por mais incrível que pareça as unhas tem várias funções importantes e uma delas é proteger os tecidos, além de serem perfeitas para coçar e também são como uma forma de refletir como está a nossa saúde geral. As unhas tem grandes efeitos para a nossa saúde, elas mostram os sinais de infecções graves e sintomas de desnutrição.

As unhas tem uma ótima camada de queratina e é composta por diversas partes. Existe uma parte por dentro da unha chamada de ungueal e essa parte é dura e protege o resto da unha, além do mais é onde a produção de queratina nasce. Esse local é cheio e terminações nervosas nas unhas. 

É importante saber que as unhas crescem 2 a 3 milímetros por mês e a dos pés chegam a crescer 1 milímetro. O crescimento é muito mais rápido nos meses de verão e quase as unhas da mão dominante crescem bem mais que as outras.

Cortada ou longa, pintada ou sem nada, é importante deixar as unhas saudáveis e perceber que ela é uma parte do corpo que precisa de cuidado. Além de denunciar as doenças, ela mostra a condição do seu corpo.

O ato de pintar as unhas causa uma proteção na camada, mas além de proteção também é uma forma de estética, mas uma vez por mês é bom estar sob a luz natural – sem nenhum tipo de esmalte ou base – procurando todos os sintomas a seguir:

Manchas Roxas

A maioria das vezes que as manchas roxas aparecem nas unhas, podem ser por causa de uma micose, traumas, ou medicamentos anticoagulantes e até mesmo algum tipo de tumor. Por isso é importante prestar atenção nesses pequenos detalhes, mas lembre-se de antes de tirar qualquer conclusão consulte um médico para saber qual a opinião dele.

Unhas azuladas

Esse sintoma costuma ser bastante ligado à má oxigenação das unhas, desse modo a coloração das unhas podem mudar e esse tipo de evidência mostra um alerta claro para problemas cardíacos ou pulmonares.

Quebradiças

Normalmente quando as unhas começam a ficar fracas ou quebradiças é um sinal que você está com anemia. O que acontece? A falta de ferro faz com que a oxigenação das células do seu corpo impeça a produção de queratina na unha e isso faz com que elas quebrem facilmente. Experimente Nova Repair.

Esbranquiçadas

Quando o corpo tem uma falta grande de vitamina a formação de pequenas bolhas de ar acontecem e nesse surgem essas manchas brancas nas unhas e principalmente nas raízes. Essa mancha indica que a alimentação está totalmente errada e que seria bom tentar recorrer a uma suplementação, pois está com falta de vitaminas e outros nutrientes.

As unhas acabam mostrando através desses sintomas o quanto elas podem indicar a saúde do seu corpo ou dizer que ele está com algum problema, mas é importante entender que antes de qualquer conclusão procure um médico.