Tipos de pele e cuidados que exige cada um

Para entender os tipos de pele e cuidados que exige cada um, primeiramente, você entender quais são os principais fatores que fazem esse membro assumir determinadas características. Por meio disso, não tenha dúvidas de que será muito mais fácil mantê-la saudável já que se trata do maior órgão visível do corpo humano.

 

Combinação de fatores

Obviamente, cada pessoa possui um tipo de pele com certas especificidades de cada indivíduo. Os fatores que determinam as características desse membro são:

  • Água: esse é um importante componente para o tecido epitelial, pois interfere diretamente na capacidade elástica da pele. Logo, aqueles que apresentam um maior nível de elasticidade, estão mais hidratadas.
  • Lipídios: apesar de serem muitas vezes indesejados, essa gordura também possui um papel importante e que é determinante para os tipos de pele e cuidados que exige cada um. Está relacionado com a questão da suavidade e nutrição.
  • Sensibilidade: apesar de ser um pouco subjetivo, esse é um fator importante para entender a consistência da pele, ou seja, uma maior sensibilidade pode indicar que a pele possui uma resistência baixa ou vice-versa.

Tipos

Apesar de ser o maior membro visível do corpo humano, não existe grandes segredos para conhecer os tipos de pele e cuidados que exige cada um. Por meio da combinação de fatores destacados a pouco, pode-se obter peles de quatro grupos:

  • Pele normal: é identificado por possuir poros que são pouco visíveis e aspecto rosado. Geralmente, esse tipo possui uma boa quantidade de lipídio e, portanto, não possui muitas imperfeições. O nível de sensibilidade é baixo, enquanto que o aparecimento de rugas é variável na maior parte da extensão, com exceção da região dos olhos.
  • Pele seca: além dos fatores destacados à pouco, esse tipo de pele costuma sofrer alterações por questões genéticas, hormonais, radiação solar e até mesmo com o vento. Isso faz com que a pele tem poros praticamente invisíveis e sem luminosidade. As principais características são ásperas e com tendência a desenvolver rugas.
  • Pele oleosa: a hiperatividade das glândulas faz com que a pele desenvolva um aspecto engordura, lustroso e com poros mais dilatados. Por isso, é comum o aparecimento de espinhas, mas possui menor tendência a rugas e linhas de expressão.
  • Pele mista: geralmente, apresenta polos dilatados na região da testa e do nariz. A oleosidade também é elevada contribuindo para a leve tendência de formar cravos.

Esse conhecimento é importante para discernir sobre os tipos de pele e cuidados que exige cada um.

Cuidados

Por meio disso, já é possível ter uma boa noção sobre os tipos de pele e cuidados que exige cada um. Saiba que não importa seu tipo de pele, usar cremes sempre ajudarão a hidratar, como é o caso do Lift Gold. E com a ajuda das dicas abaixo você conseguirá deixar a sua pele ainda mais saudável:

  • Pele normal: para limpar dê preferência para sabonete neutro e tonificante sem álcool. E para proteger, use protetor solar em creme ou emulsão.
  • Pele seca: opte por loções, leites de limpeza ou soluções alcoólicas. Os sabonetes devem ser evitados, pois podem ser muito agressivos. O protetor solar deve ser em creme ou emulsão.
  • Pele oleosa: para limpar é mais indicado utilizar sabonete e água. Pela pele ser muito oleosa, prefira protetores solares a base de água.
  • Pele mista: a melhor opção para limpar é utilizar loções desengordurantes. Em relação ao protetor solar, também prefira os à base de água.

Essa são as principais considerações sobre os tipos de pele e cuidados que exige cada um.